PREFEITURA REALIZA MUTIRÃO DA LIMPEZA PARA ELIMINAR FOCOS DO AEDES AEGYPTI

A Prefeitura de Pedras de Fogo, por meio da Secretaria de Saúde, realizou um mutirão contra à dengue pelas ruas da cidade. Os agentes da vigilância de endemias vistoriaram residências dos bairros, onde o objetivo era eliminar focos do mosquito Aedes Aegypti e alertar a população.

O objetivo é conscientizar a população sobre os perigos do mosquito e fazer com que todos ajudem no combate à doença através de medidas simples como o descarte correto dos materiais que podem acumular água parada.

DSC_3665 DSC_3674 DSC_3693 DSC_3711
PREVENÇÃO – Tampe caixas d’água e lembre-se de esvaziar pneus, garrafas, latas, vasos e outros objetos. O mosquito Aedes aegypt, vetor da doença, reproduz em água parada, seja ela limpa ou suja. Portanto, não deixe água acumulada em qualquer que seja o recipiente.

SAIBA MAIS SOBRE A DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA

A dengue, a zika e a chikungunya são três doenças que circulam no Brasil, transmitidas pelo mesmo vetor: o mosquito Aedes aegypti. Em especial, o Zika vírus corresponde hoje a uma ameaça à saúde pública, devido a sequela que pode causar em gestantes e recém-nascidos, que é a microcefalia. O mosquito da dengue se desenvolve em até cinco dias em água parada, até mesmo água suja.

Todas as três doenças têm as mesmas características sintomáticas: febre alta, dor no fundo dos olhos, vermelhidão na pele, coceira e distúrbios gástricos. A automedicação pode ser perigosa, principalmente em casos de dengue. Ao observar qualquer desses sintomas, vá imediatamente à uma unidade de saúde do SUS. Caso já tenha sido diagnosticado e apresente dor abdominal ou vômito, retorne imediatamente ao hospital, pois pode ser a forma grave das doenças.