Maio Amarelo – Atenção pela vida!

Ontem (30/05), a Prefeitura de Pedras de Fogo, através do Departamento Especial Municipal de Trânsito, promoveu uma ação de educação no trânsito. O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Estiveram presentes, o Secretário Chefe de Gabinete, Arlington Almeida, o Secretário de Saúde Anderson Dias, o diretor do DEMUTRAN, Wilson Coelho e autoridades do DETRAN-PB, DER-PB e da Polícia Rodoviária Estadual.

No mesmo dia, foi oportunizada uma palestra para alguns estudantes das escolas do município com a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade para essa problemática constante no nosso dia-a-dia.

Acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “MAIO AMARELO” estimula você a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente.

Portanto, a escolha proposital do laço amarelo tem como intenção primeira colocar a necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais cidadãos.

A Assembleia-Geral das Nações Unidas editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O documento foi elaborado com base em um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.

Em conclusão, o MAIO AMARELO quer e espera a participação e envolvimento de todos comprometidos com o bem-estar social, educação e segurança em decorrência de cultura própria e regras de governança corporativa e função social; razão pela qual, convidamos você, sua entidade ou sua empresa a levantar essa bandeira e fazer do mês de maio o início da mudança e fazer do AMARELO, a cor da “atenção pela vida”.

Agradecemos a parceria do DETRAN-PB, DER-PB e da Polícia Rodoviária Estadual, que nos apoiaram em toda a ação, mostrando a importância dessa movimentação pela educação no trânsito. Uma parceria pela vida!

Prefeitura de Pedras de Fogo, a cidade cada vez melhor”