Semana Nacional da Pessoa com Deficiência – 2017

No período de 21 a 28 de Agosto comemora-se, em todo o Brasil, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. Esta data tem como objetivo ressaltar a importância de compreender, discutir conceitos, ideias, sugestões e temas relacionados à vida da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.

Neste ano, o tema “Inclusão um ato de amor, proposto pela Secretaria de Educação do Município de Pedras de Fogo, através da Coordenação da Educação Especial, instigou as escolas do município a realizarem atividades inclusivas referentes à temática, tornando mais evidente, o ato de incluir, prática já existente no cotidiano das escolas do nosso município. Além disso nossa agenda foi repleta de atividades, palestras e formações durante toda a semana.

A educação inclusiva hoje vive um novo tempo, onde assegura a todos a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola, sem qualquer tipo de discriminação. Os efeitos positivos desta prática, podem ser percebidos quando educadores, familiares e toda a comunidade estiverem convencidos de que o objetivo da educação inclusiva é garantir que todos os educandos, com ou sem deficiência, participem ativamente das atividades propostas pela escola e na comunidade.

Atualmente, 19 das nossas escolas, atendem os 135 alunos com deficiência. Dispomos também de 04 Salas de Recursos Multifuncionais e nossa equipe é composta por 06 Professoras das salas de recursos, 42 profissionais de apoio, 02 intérpretes de LIBRAS, 01 Fonoaudióloga e 01 Psicóloga.

Saber que cada aluno tem seu próprio ritmo de aprendizagem e respeitar os avanços ou retrocessos quando o próprio aluno não conseguir avançar nas atividades. Esse respeito ao tempo e ao ritmo de cada aluno às diferenças nos processos de assimilação e desenvolvimento cognitivo são características das escolas inclusivas.

No dia do encerramento (28), segunda-feira, foi realizada a Caminhada Inclusiva com a participação das escolas da Zona Urbana, onde cada escola trouxe apresentações culturais, mostrando as habilidades e potencialidades dos alunos com deficiência, como exemplos de superações.

Promover uma educação inclusiva é fazer uma cidade cada vez melhor!

1 Comentário

  1. Pedras de Fogo está no caminho certo, valorizando a educação inclusiva. É importante cuidar das pessoas com deficiências para que elas tenham um pleno desenvolvimento de sua cidadania,

Deixe o seu comentário!