Abertura do Ano Letivo 2018

Nos dias 07 e 08 de fevereiro, no colégio Waldecyr Cavalcanti, aconteceu o evento da abertura do ano letivo das escolas da rede municipal de ensino. Estiveram presentes o Prefeito de Pedras de Fogo, Dedé Romão, o Secretário de Educação Belarmino Neto, Vereadores, demais Secretários, equipe gestora, além de todos os professores do município.

Neste ano, o tema proposto pela Seduc para ser trabalhado foi: Educação Patrimonial: Valorizando a história e bens culturais da nossa gente. Em sua fala, o Prefeito Dedé ressaltou que esse assunto é ainda desconhecido para a maioria da comunidade, inclusive escolar.  Nesse sentido reconheceu a importância da educação patrimonial no processo educacional, como estimuladora de práticas para preservação e valorização do patrimônio cultural de Pedras de Fogo.

A abertura do ano letivo 2018 recebeu visitas ilustres que abrilhantaram ainda mais o evento: A Companhia de Teatro de Bonecos Boca de Cena, que fez uma bela apresentação cultural e os palestrantes: o psicólogo Ilton Filho e o Professor Doutor Alarcon Agra.

O patrimônio é um grande acervo, é o registro dos acontecimentos históricos de um lugar, de uma sociedade, e por falta de incentivo ou pela perda da identidade da comunidade, que sofre mutações e interferências cotidianas do mundo globalizado, vem sendo desvalorizado. Este foi um dos motivos pelo qual a equipe gestora da Secretaria de Educação decidiu trabalhar com este tema.

A metodologia para a educação patrimonial pode ser aplicada de várias formas, neste caso no ambiente escolar, durante todo ano letivo, trabalhando esse conceito do patrimônio cultural ancorado no espaço de vida dos alunos e consequentemente das suas famílias.

A cidade cada vez melhor!