18 de maio: Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Prefeitura de Pedras de Fogo e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social- CREAS realizaram durante essa semana a campanha de combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes.

A Equipe do CREAS percorreu as instituições organizadas, praças, Escolas, Secretarias, Bancos e Prefeitura, levando informações e conscientizando a importância de preservar e proteger as crianças e adolescentes.

O Dia 18 DE MAIO é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro há 16 anos.

Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

A proposta do “18 DE MAIO” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

Não mediremos esforços para proteger e encaminhar as crianças e adolescente a um caminho seguro e sólido para o futuro.