Colégio Waldecyr realiza evento sobre o preconceito racial

A Prefeitura Municipal de Pedras de Fogo, através do Colégio Municipal Waldecyr Cavalcante, realizou ontem (22/05) uma palestra ministrada pelo Sr. Clóvis Maia, diretor da UEP (União dos Estudantes de Pernambuco). Clóvis abordou para os alunos presentes os efeitos da Lei Áurea e seus 130 anos de história.

O momento foi propício para realização de abordagens junto à sociedade, tendo em vista o Projeto Zumbi: “essa tal de liberdade” executado pelo professor do colégio e pesquisador Adilson Mariano da Silva e as turmas de 9º anos.

O projeto relembra a importância de refletir sobre a posição dos negros na sociedade. Afinal, as gerações que sucederam a época de escravidão sofreram diversos níveis de preconceito. O sentimento de discriminação sentido por todos os lados tornou o negro excluído da sociedade, da educação e assim, marginalizado no mercado de trabalho.

Essa exclusão foi aos poucos se diluindo. O negro encontrava lugar nos esportes e artes, mas não tinha acesso à universidade, por exemplo. Deste modo, a população negra optou por uma celebração simbólica dessa luta constante para sua libertação.

A escola homenageou algumas professoras negras do município que exercem funções de destaque na comunidade.

#Acidadecadavezmelhor