Prefeitura realiza o Campeonato Rural 2018

No último domingo (05/08), a Secretaria Executiva de Esportes deu início ao campeonato Rural 2018. A abertura da competição aconteceu na comunidade de Engenho Novo, no campo do Fluminense, dirigido há pouco tempo pelo “Zé Firmino”, amante e incentivador do futebol na cidade – sobretudo na área rural -, falecido recentemente. “Iniciar o Campeonato Rural no campo do Fluminense, clube dirigido pelo saudoso Zé Firmino, é uma maneira de prestarmos uma homenagem a este guerreiro do esporte”, pontuou o Secretário Executivo, Manahó Calebe.

A competição conta com a participação de 10 equipes, que são distribuídas pelas comunidades de Engenho Novo, Fazendinha, Campo Verde e Itabatinga. A ideia é transitar com jogos pelas comunidade rurais levando esporte e lazer, importantes para o desenvolvimento humano, mas também possibilitar o comércio nos dias de jogos, já que vários comerciantes locais aproveitam a realização dos jogos para vender lanches e demais produtos.

O Campeonato acontecerá por mais de dois meses, com jogos aos sábados e domingo. Toda a estrutura é garantida pela prefeitura: ambulância, policiamento transporte para as equipes se deslocarem até os locais de jogos.

“Este olhar para o esporte na zona rural do nosso município, na qual reside quase metade da nossa população, é uma maneira de oportunizar àquelas pessoas acesso a políticas públicas de esporte e lazer, tudo baseado na sensibilidade que temos ao cuidar das pessoas”, disse o prefeito do município, Dedé Romão.

A ação realizada no último domingo faz parte de políticas públicas que vêm sendo realizadas nesta área: como o Campeonato de futsal 2018, evento que envolveu 10 equipes do município, e o torneio de futebol realizado no dia do trabalhador abarcando a população do campo e da área urbana. As duas ações foram realizadas no primeiro semestre deste ano.