Secretaria de Educação realiza Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

As políticas públicas visando a inclusão das pessoas vêm ocupando cada vez mais espaço no cenário nacional. Inegavelmente, percebemos uma sensibilização maior a esta realidade antes posta de lado, preterida.

Alinhada com o realce a este tipo de serviço, a Secretaria de Educação realizou ações durante toda esta “Semana Nacional da Pessoa Com Deficiência” (21 a 24 de agosto). Palestras com docentes da universidade e especialistas na temática para profissionais da educação, alunos, pais, população em geral; ações pedagógicas nas unidades escolares; piquenique com alunos alcançados pelo Atendimento Educacional Especializado; apresentações dos alunos com deficiência, fizeram parte da programação da atividades realizadas.

Já na abertura da semana, todos foram impactados pela professora Dr.ª. Sandra Santiago. A docente proferiu uma palestra para todos os profissionais da pasta e realçou a importância do olhar para os alunos com deficiência. Sandra ainda disse que é dever de cada profissional assumir responsabilidade perante esses estudantes, que devemos procurar mecanismos de ofertar uma educação plena a cada um deles.

“A educação não pode deixar ninguém para trás. Ela deve abarcar a todos, oferecendo a possibilidade de desenvolvimento humano, social, intelectual a cada aluno. Enquanto rede municipal, assumimos esta responsabilidade de prestar um serviço de qualidade aos nossos alunos, seja ele deficiente ou não. Nosso compromisso com o cidadão visa ofertar um ensino cada vez melhor a toda população”, realçou o professor Belarmino Neto, gestor da pasta.

Já o prefeito Dedé Romão, também professor, disse que “na qualidade de docente, em sala de aula, pudemos ter contato com diversas realidades de alunos com deficiência. Antes algo posto de lado, tratado indevidamente, as pessoas que são afetadas por alguma deficiência são dignificadas cada vez mais e a nossa gestão demonstra isso. São 125 alunos com deficiência atendidos pela nossa rede de ensino; 100 monitores que acompanham esses estudantes; 4 salas de Atendimento Educacional Especializado e 3 professoras capacitadas que atuam nas mesmas. Essas ações mostram cada vez mais o compromisso que temos assumido em cuidar das pessoas e de juntos fazermos uma cidade cada vez melhor.”


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

*

code