Prefeitura atrai 1,7 milhões de reais para as mulheres do campo através do “Fomento Mulher”

Na manhã de hoje (28/09), o Prefeito Dedé Romão, juntamente com o Secretário de Agricultura Arlington Almeida, entregou os primeiros cartões do “Fomento Mulher”. As primeiras famílias beneficiadas com o Programa foram as do Assentamento Canaã.

O Programa

O Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) têm à disposição linhas de crédito que permitem a instalação no assentamento e o desenvolvimento de atividades produtivas nos lotes. O chamado Crédito Instalação é a primeira etapa de financiamento garantido pelo Incra às famílias e o atual modelo de investimento de recursos está definido no Decreto 9.424/2018, que indica as modalidades disponibilizadas e os critérios a serem atendidos para acesso aos valores.

O Sistema Nacional de Concessão e Cobrança do Crédito de Instalação (SNCCI) garante transparência e agilidade na liberação dos recursos. Após assinatura dos contratos com os beneficiários considerados aptos, o Incra autoriza o Banco do Brasil a creditar o valor referente à modalidade solicitada, com movimentação feita por meio de cartão magnético individual.

A Modalidade Fomento Mulher – na qual as famílias foram contempladas –  é para implantar projeto produtivo sob responsabilidade da mulher titular do lote. O valor de até R$ 5 mil (cinco mil reais), em operação única, por família assentada auxiliará as mulheres e suas famílias na produção de culturas, no desenvolvimento da agricultura familiar no município. Não há vinculação de dívida financeira da mulher com o banco, tendo em vista que o Incra é o incentivador e operador.

Agricultura Familiar no município

Sabe-se que Pedras de Fogo é um município com uma potencialidade muito grande para a produção agrícola. Esta capacidade existe devido a imensa zona rural, na qual reside metade da população. Agentes da produção agrícola municipal e inseridas em grande parte do território rural, temos as famílias que são oriundas do processo de reforma agrária, os assentados. Essa parcela corresponde à agricultura familiar e camponesa, isso é: não possuem grandes estruturas, mas são responsáveis por boa parte produção.

O papel do poder público municipal tem sido o de apoiar essas famílias que precisam de incentivos técnicos, estruturais, financeiros. O Fomento Mulher vem para possibilitar às donas de casa o desenvolvimento econômico através de projeto produtivo realizado por técnicos junto às mulheres contempladas pelo Programa.

Esse projeto tem como principal finalidade gerar renda e uma maior autonomia à mulher do campo para que ela, inclusive, possa contribuir com o desenvolvimento econômico da sua família seja com a produção agrícola ou demais atividades do campo, como criação de animais, dentre outras. As mulheres dos assentamentos de Nova Aurora, Campo Verde, 13 de Maio, Tabatinga, Engenho Novo II e Mata de Vara serão contempladas com o programa. 335 mulheres serão beneficiadas. O investimento é de 1.675.000,00 reais.

Possibilitar o desenvolvimento da agricultura familiar e auxiliar na geração de renda das mulheres é uma maneira de construir uma cidade cada vez melhor.

#acidadecadavezmelhor