Comunidade católica vivencia a 153ª festa de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade

Do dia 29 de novembro ao dia 08 de dezembro o povo de Pedras de Fogo vivenciou mais uma festa de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município.

Há 153 anos a comunidade católica de Pedras de Fogo (PB) celebra o novenário em honra a Virgem da Conceição, sendo esta a festa mais antiga da nossa história.

Um pouco de História

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição foi construída no século XIX. No ano de 1860 o missionário franciscano frei Serafim de Catanea começou a construção do templo, que impressiona por sua magnitude, grandeza e beleza. O frei buscou recursos junto a sua terra natal, Itália, e conseguiu concluir a construção em 1865, cinco anos após o início.

Frei Serafim veio evangelizar por essas terras alguns anos antes do início da construção da Igreja e entrou em contato com Dom Vital, o qual depois entraria para a ordem do missionário; por isso há relatos que frei Serafim construiu o templo católico por conta da devoção do Atanásio Brasileiro (como Dom Vital veio a ser conhecido pela coragem em defesa da fé).

No ano de 1994 a Igreja é elevada a dignidade de paróquia e em 2007 a Santuário, o que é motivo de orgulho para a cidade. O lugar é tombado pelo IPHAEP, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba.

O novenário deste ano: 2018

Essa festa ficou marcada na história do catolicismo local. Antes do início do novenário, o administrador paroquial, Padre Moisés Coelho – junto com os fiéis, conseguiu trocar os bancos, pitar internamente, construir altar e ambão, além de outros reparos feitos no Santuário, o que deixou o templo ainda mais belo.

Atrações culturais também fizeram parte da festa, com destaque para o ministério “Adoração e Vida”, “Abner Santos” e “frei Josué”.

Vários Padres celebraram as noites, com destaque para Dom Frei Manoel Delson, Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba, que celebrou dia 06 e sagrou o novo altar do Santuário.

A festa de encerramento (08) contou com duas celebrações eucarísticas: às 09h, presidida pelo Vigário geral da Arquidiocese da Paraíba, Padre Luiz Júnior, e outra às 16h, conduzida pelo Padre Josenilson.

Após esta última, deu-se a tradicional procissão com a nova imagem de Nossa Senhora da Conceição (réplica entregue ao povo católico na celebração da manhã). Milhares de pessoas caminharam um grande percurso rezando, cantando, emocionadas.

A procissão terminou em frente ao Santuário com a benção do Santíssimo Sacramento, dada pelo Padre Moisés.

A cada ano a festa vem crescendo, tornando-se um marco cada vez maior na cultura religiosa de Pedras de Fogo.




0 Comentários

Deixe o seu comentário!

*

code