Pedras de Fogo participou do I Encontro de Feiras, Festas e Festivais Literários da Paraíba

Em 19 de Janeiro de 2019 fora realizado um evento histórico para a literatura paraibana: o I Encontro de Feiras, Festas e Festivais Literários da Paraíba. O encontro reuniu 20 munícipios, diversos escritores, agentes culturais, organizadores e coordenadores de eventos literários realizados no Estado.

Esteve presente no evento também o ex-Secretário de Cultura do Estado, Lau Siqueira (que é escritor), o atual Secretário da Pasta, Professor Damião Cavalcanti, o Secretário Executivo, Milton, e docentes da academia.

O evento aconteceu em Boqueirão, munícipio que tem uma das maiores e mais tradicionais Feiras Literárias da Paraíba, que acontece há mais de uma década.

O objetivo do encontro, inédito, tinha como principais pontos a organização do calendário de eventos literários da PB – sem chocar feiras da mesma região, partilhar ideias e desafios encontrados pelos organizadores na elaboração e execução das feiras, festas, festivais Literários e dialogar com a nova gestão da Secretaria de Cultura a pauta da literatura: como o Estado poderá apoiar e incentivar esta arte.

Pedras de Fogo enviou 3 representantes para participar do evento. Os professores, que também são escritores, Wander Shirukaya, Lenilson Silva e Jairo Alves levaram a impressão da primeira festa literária da história de Pedras de Fogo, a FLIFOGO, que ocorreu em 2018 e terá sua segunda edição este ano.

“Neste encontro, histórico, tivemos a oportunidade de trocar experiências muito valiosas. Vendo onde os organizadores tiveram êxito, dificuldade, inviabilidade, teremos a capacidade de projetar uma FLIFOGO melhor”, mencionou Wander, que é Coordenador da Biblioteca Municipal Alcides Carneiro e tem vários textos e livros publicados.

Para o escritor, editor e organizador Lenilson Silva “o momento vivenciado foi de trocas de experiências valiosas. Como escritor, foi muito gratificante ver que há um movimento literário forte, organizado, disposto a lutar pela literatura na Paraíba”. Lenilson realiza um trabalho com alunos de escolas públicas, incentivando-os a escrever e publicando os textos produzidos pelos estudantes em livro.

As Feiras, Festas e Festivais Literários têm como objetivo principal formar leitores, despertar, sobretudo nos jovens, o desejo pela leitura, pois ela abre horizontes, alarga a consciência, forma as pessoas cidadãs plenas.

A FLIFOGO acontecerá em maio e movimentará a cultura da cidade, influenciará na formação de leitores e escritores, despertará consciências.

O Secretário de Cultura de Pedras de Fogo, maestro Alisson Quirino, disse que “a Secretaria de Cultura foi muito corajosa em realizar a FLIFOGO em 2018, pois se trata de um evento grande, que tem uma logística imensa. Mas a cultura é coragem, é atitude de construir as expressões do ser humano, e nós não podemos nos furtar a esta luta. Este ano faremos uma Feira Literária melhor, com mais sucesso e êxito, pois temos a experiência do ano passado que nos possibilitará vislumbrar o que precisa continuar, aquilo que deve ser mudado e criado para que o evento seja ainda melhor do que na primeira edição”.

Assim, valorizando a Cultura, a Prefeitura de Pedras de Fogo desperta nas pessoas o amor pelas artes, pelas suas expressões características e constrói uma cidade cada vez melhor.