TEATRO DE BONECOS EM PEDRAS DE FOGO: O BABAU E A CULTURA POPULAR LOCAL

A Companhia Boca de Cena, que trabalha com a difusão do teatro de bonecos em suas mais variadas linguagens e técnicas, esteve hoje (28) na Secretaria de Cultura para apresentar o projeto “Benedito e João Redondo Pelas Ruas da Cidade”.

Este projeto promove a circulação de apresentações de teatro de bonecos popular na Paraíba, mapeamento artístico desta atividade criativa, registro audiovisual, oficinas sobre patrimônio imaterial. O objetivo da Cia. é levar para as cidades atividades técnicas e artísticas que possam contribuir para a formação profissional (no caso dos Mestres) e cultural (população em geral), como também possibilitar uma promoção da cultura popular.

Segundo Artur, Diretor Geral da Companhia – que já teve experiência na Europa, “este momento será muito importante para a cultura de Pedras de Fogo, pois possibilitará às pessoas terem contato com uma expressão popular, sendo inteiramente propício para a valorização dos brincantes e da arte do povo, no caso: o boneco de babau. ”

Este projeto já passou por dezenas de cidades da Paraíba e nesta etapa (4ª) circulará por mais três municípios: Pedras de Fogo, Lagoa de Dentro e Sobrado. O Circuito de Pedras de Fogo acontecerá nos dias 23 e 24 de fevereiro e contará com apresentação da Companhia Boca de Cena e de um Mestre bonequeiro local, além de uma pesquisa que visa um mapeamento dos artistas de “Babau” existentes no município.

Para o Secretário de Cultura, Alisson Quirino, “o projeto movimentará uma das expressões culturais da cidade, mostrando para as novas gerações a arte popular, local. Muitas crianças e adolescentes nunca viram uma apresentação de babau, não sabem o que é o teatro de bonecos popular, sua riqueza, criatividade, a qualidade artística deste segmento, e este projeto possibilitará isso ”.
As apresentações serão abertas para o público e acontecerão em praça pública, localizada na frente do Santuário Nossa Senhora da Conceição.

Abrir espaço para a cultura popular, fazendo o povo ter contato com o que há de mais genuíno na sua arte, é uma das maneiras que a prefeitura de Pedras de Fogo encontra para construir uma cultura cada vez melhor.