Morre “Luiz do Canto”, ex-prefeito de Pedras de Fogo

Na manhã de ontem (07), faleceu o senhor Luiz Francisco de Vasconcelos, popularmente conhecido como Luiz do Canto.

Aos 84 anos, no momento da sua morte Luiz do Canto se encontrava no hospital da cidade que governou por dois mandatos.

O prefeito Dedé Romão decretou luto oficial de 03 dias e lamentou a morte do ex-prefeito nas suas redes sociais.

Políticos em geral, Secretários, a população em geral lamentou a morte do autodenominado “pé de bicho”, menção a si próprio feita pelo então prefeito que recebia a população na sua residência na época que ficou a frente do poder executivo municipal.

Luiz do Canto também foi vereador. Governou Pedras de Fogo duas vezes, de 1983 a 1988 e de 1993 a 1996.

Luiz Francisco de Vasconcelos

Sua marca é o populismo. O Historiador Osvaldo Matos, memória viva da cidade, relatou que “a casa de Luiz do Canto era cheia. A população entrava, fazia refeições, era atendida, tudo na residência do então prefeito”. Para o Professor e intelectual “Luiz do Canto, dado ao populismo, foi uma espécie de Getúlio Vargas de Pedras de Fogo”.

Várias obras, que ainda estão de pé, foram erigidas e inauguradas pelo ex-prefeito. A exemplo temos o prédio (antigo) da Escola Municipal Dulcinete de Medeiros e o complexo da Secretaria Municipal de Educação.

Deixando sua marca, Luiz do Canto sai do cenário político de vez, mas não do imaginário do pedrafoguense.