Gestão Municipal entrega Unidade Básica de Saúde e Academia da Saúde no Planalto

“Esses equipamentos possibilitarão às pessoas um atendimento melhor, principalmente no que diz respeito à prevenção, já que são locais que estão relacionados a esta área da saúde pública: a prevenção”, disse Gerlane Marinho, Secretária Municipal de Saúde, na inauguração das obras: que aconteceu nesta terça (31/04/2019).

Programa Academia da Saúde

Segundo o Ministério da Saúde, o Programa Academia da Saúde é uma estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado para os municípios brasileiros. Seu objetivo é promover práticas corporais e atividade física, promoção da alimentação saudável, educação em saúde, entre outros, além de contribuir para a produção do cuidado e de modos de vida saudáveis e sustentáveis da população.

Ainda segundo diretrizes Ministeriais, Programa adota uma concepção ampliada de saúde e estabelece como ponto de partida o reconhecimento do impacto social, econômico, político e cultural sobre a saúde. Por isso, apesar do nome, o Programa não se restringe a realização de práticas corporais e atividades físicas e promoção da alimentação saudável. Mais do que isso, os polos foram concebidos como espaços voltados ao desenvolvimento de ações culturalmente inseridas e adaptadas aos territórios locais.

PSF

O Programa de Saúde da Família visa está mais próximo das pessoas, antecipar e prevenir patologias, ou até mesmo tratar algumas enfermidades de baixa complexidade. A Unidade Básica de Saúde da Família é o centro das ações do Programa e estas novas instalações possibilitarão um atendimento melhor aos pacientes e condições melhores de trabalho aos servidores da saúde.

Galeria completa