Pedras de Fogo torna seus processos públicos 100% digitais

Com a 1Doc a cidade irá informatizar todos os processos da gestão do município com o objetivo de auxiliar e agilizar o atendimento das demandas da população

Com o objetivo de promover uma gestão inovadora, que preze pela celeridade e transparência das demandas da população, a prefeitura de Pedras de Fogo – PB está informatizando os processos dos serviços prestados para o cidadão. O cidadão poderá fazer solicitações ao poder municipal a qualquer hora do dia sem que haja necessidade de deslocamento físico. Ou seja, ele poderá fazer qualquer solicitação direto de casa.

A expectativa é que os mais de 28.490 mil habitantes de Pedras de Fogo sejam diretamente impactados com serviços mais ágeis, transparentes e eficientes.

Medida, que teve início oficial em 15 de julho, está sendo aplicada em parceria com a 1Doc, maior GovTech do Brasil. A plataforma que agiliza a comunicação e a gestão documental, com uma tecnologia com mecanismos que visam à economia de recursos financeiros, materiais e humanos. Gerando a celeridade dos atos administrativos e permitindo transparência e acesso à informação para todos os cidadãos.

De acordo com estimativas ao informatizar todos os processos da gestão pública, é esperado que a administração municipal gere uma economia de recursos da ordem de mais de R$ 241.515,00 mil por ano. Isso acontece por eliminar os gastos diretos e indiretos com o uso do papel.

Com a informatização completa da gestão, os processos já nascem digitais e proporcionam, entre outros benefícios, que o atendimento ao cidadão seja simples e transparente. Além disso, serão poupados mais de 10 árvores e 2.142.416 litros de água por ano.

Para o prefeito de Pedras de Fogo, Derivaldo Romão dos Santos,
“a informatização do nosso sistema trará benefícios para o cidadão. Economia de recursos públicos, otimização dos atendimentos burocráticos, preservação do meio ambiente, que será bem menos agredido”.

Os processos informatizados serão:

Protocolo

A população pode iniciar processos sem sair de casa e receber atualizações assim que forem encaminhados e resolvidos. Tudo será feito eletronicamente, garantido que nada seja perdido ou extraviado, com a organização e liberação para as Secretarias responsáveis.
Todos os envolvidos recebem notificações quando as tramitações ocorrem, e os gestores têm acesso a indicadores e estatísticas de atendimento.

Ouvidoria

Os cidadãos registram pedidos e solicitações diretamente no site da Prefeitura, via smartphone ou em atendimento presencial. As demandas são organizadas internamente e entregues a quem realmente resolve.
Com isso, ele receberá uma cópia do atendimento e de todas as atualizações via e-mail e/ou SMS. O gestor público saberá quando o cidadão abriu os e-mails de notificação, sendo proativo para agilizar o atendimento.

Memorandos

Documentos em papel que antes acumulavam-se rapidamente serão totalmente informatizado, levando à redução do arquivo atual.

A comunicação interna será padronizada, fazendo com que a informação chegue rapidamente ao responsável por sua resolução.

A informatização evitará pedidos informais, sendo registrado as solicitações, tanto de caráter informativo, como de solicitações. Cada documento eletrônico enviado corresponderá, ao menos, a duas impressões economizadas.

Circular

Da forma atual, para cada comunicado oficial, é necessário imprimir as circulares, fazer dezenas ou centenas de cópias, distribuindo fisicamente em todos os prédios.

Com a informatização, as circulares serão oficiais e chegarão a seus destinatários em um clique. Haverá a possibilidade de ver quem leu, garantindo ciência das informações.
Centenas de impressões serão economizadas a cada circular enviada, garantindo melhor aproveitamento dos recursos e colaborando com o meio ambiente.

Assinatura Digital

Com trâmites 100% digital, a prefeitura não terá mais necessidade de imprimir processos para assinatura. Com a tecnologia de informatização, o servidor poderá assinar o documento digitalmente.

A iniciativa da prefeitura de Pedras de Fogo reforça o compromisso com a cidade, meio ambiente e a satisfação com o cidadão.