Flamengo vence campeonato municipal de futebol 2019

Pênaltis: tanto o campeão quanto o terceiro lugar foram decididos nas penalidades

O Campeonato Municipal de Futebol teve seu encerramento ontem (11). E que encerramento emocionante! A Portuguesa empatou com o Juventude e a disputa pelo terceiro lugar foi decidida nos pênaltis. Na final, clássico entre Flamengo e Mengão também foi marcado pelo equilíbrio técnico das duas equipes e o título ficou com o Flamengo, que venceu a partida também nos pênaltis.

A competição contou com a participação de 20 clubes, mais de 400 atletas, milhares de torcedores, Vinte rodadas, além das quartas e semifinal. Jogos disputadíssimos fizeram a alegria dos apaixonados por futebol aos sábados e domingos.

Árbitros preparados, gandulas, apoio técnico, polícia militar, ambulância, Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) fizeram da competição a mais organizada da história.

A Filarmônica 05 de Maio, primeira banda de música instrumental da cidade, tocou antes da decisão, abrilhantando ainda mais o evento.

O complexo esportivo

O campeonato aconteceu numa estrutura sem igual na região. Recentemente inaugurado, o Complexo Esportivo Municipal Ronaldão dispõe de 4 lances de arquibancadas, camarote, tribuna de transmissão, quadra de futebol de areia, quadra poliesportiva, vestuários novos, túnel de acesso ao campo, mini campos e um gramado com estrutura excelente. Tudo isso para acolher os torcedores, atletas, comerciantes, os cidadãos de Pedras de Fogo.

Fonte de geração de renda

As partidas tiveram excelente média de público e potencializou a venda de diversos comerciantes. Pipoca, milho, picolé, refrigerante, água, salgados, açaí, churrasco, cachorro quente, diversos produtos foram comercializados e os trabalhadores informais tiveram a oportunidade de ganhar dinheiro, complementar a renda. Para Luís, trabalhador que vendeu seus produtos em todas as partidas, as vendas foram boas e o campeonato vai deixar saudade.

O que diz a gestão

“Nossa meta é cuidar das pessoas. Acreditamos que o esporte é um meio para tornar a vida dos pedrafoguenses melhor. Este campeonato que acaba hoje é exemplo concreto disso que acreditamos. Atletas, torcedores, comerciantes, todos que participaram desta competição puderam vivenciar momentos de alegria neste complexo esportivo e isso nos deixa com a sensação de dever cumprido”, afirmou o prefeito Derivaldo Romão dos, que esteve presente na final.

Para Lucas Romão, Secretário de Infraestrutura, a transformação do simples e deteriorado estádio em um complexo poliesportivo foi fundamental para a realização plena deste campeonato.

“A competição entra para a história esportiva de Pedras de Fogo pela sua grandiosidade, organização e qualidade das equipes. Enquanto Secretaria Executiva de Esportes, possibilitamos uma estrutura sem precedente, que nunca existiu. A começar pelo Complexo Esportivo O Ronaldão, proporcionado pela gestão que investe em Esporte porque vê nele um meio de mudar a realidade das pessoas, cada detalhe foi preparado para o torcedor. No fim, quem ganhou foi a população, os desportistas do município. Parabenizamos os vencedores,as também a todos os clubes que participaram do campeonato”, disse Calebe, secretário executivo de esportes.

O torcedor

Para José Bonifácio, jogador, árbitro, torcedor, amante do futebol há mais de 30 anos “este campeonato foi o mais organizado que já vi. O nível das equipes, da arbitragem, de toda a estrutura foi incrível. As partidas foram recheadas de emoção, balançaram os nosso clientes corações de boleiros. Só temos a agradecer à gestão, à Secretaria de Esportes pela competição fantástica”.

Premiação

Além de troféus para o campeão, vice e terceiro colocados, uma premiação em dinheiro foi entregue aos vendedores: 6.000 reias para o primeiro lugar, 2.000 para o segundo e 1.000 para o terceiro. Artilheiro e melhor goleiro ganharam troféu de destaque. Todos os as três equipes (1°, 2° e 3°) receberam medalhas.

Emoção

As duas partidas, final e decisão do terceiro lugar, foram empates e seus vencedores saíram das cobranças de pênaltis. As partidas foram marcadas pela garra, por um equilíbrio muito grande.

Mas não foi só isso. No final, a torcida do Flamengo, time campeão, entrou no gramado, fez a festa com a equipe e todos rezaram juntos no meio do campo, de mãos dadas e unidos pela alegria.

É com essa imagem que o campeonato municipal de futebol de campo de Pedras de Fogo se despede em 2019 e promete uma competição ainda melhor em 2020.

Galeria completa