Festa Folclórica 2019 tem preservação da cultura popular como objetivo

Gestão Municipal realiza a sétima vivência folclórica seguida e mostra o comprometimento com a cultura popular

22 de agosto é o dia do folclore. Para vivenciar este dia tão importante, o Casarão da Cultura desenvolveu uma programação muito bacana para a população de Pedras de Fogo.

Durante a manhã e a tarde, contação de histórias e apresentação de Babau envolveram os alunos da nossa rede de ensino com um conteúdo inteiramente voltado para o momento. os alunos da Educação Infantil amaram as lendas contadas pelo ator e diretor do Casarão da Cultura Washington Santos e a encenação do teatro de bonecos conduzida pelo brincante Pedro (Peu).

Exposição fotográfica da feira livre, feita pelo professor e escritor Jairo Alves, e de artes plásticas, desenvolvida pelo artista Paulo Xavier, também estão à disposição dos visitantes.

A Festa Folclórica 2019 teve como tema “Folcloricando: lendas, danças e músicas – uma cultura popular”.

O que é o Folclore Brasileiro

Folclore brasileiro é a junção de lendas, contos, mitos e histórias sobre criaturas e seres fantásticos que habitam o imaginário de povos tradicionais de diversas regiões do país.

O folclore do Brasil é formado com base na mistura de tradições típicas das várias culturas que formam a identidade na nação, com destaque para a portuguesa, indígena e africana.

Além das histórias, costumes e lendas de personagens criados a partir da cultura popular desses povos, o folclore brasileiro também é composto por festas, brincadeiras, crenças, comidas típicas e outros costumes que eram transmitidos oralmente entre as diferentes gerações.

Devido a diversidade cultural do país, o Brasil tem um folclore muito rico. No entanto, apenas a partir do século XIX é que começou a ganhar importância e destaque por parte de autores e intelectuais.

As apresentações culturais

O Cavalo Marinho, a Capoeira, o Maculelê, o Maracatu Leão da Fronteira, a Tribo Índio Canindé e a Percussão fizeram o encerramento do dia do folclore, dedicado às expressões da Cultura popular.

Escolas da cidade e cidadãos que apreciam a arte feita pelo povo encheram a frente do Casarão da Cultura para prestigiar a festa que aconteceu das 19 às 22 horas e foi encerrada com chave de ouro com uma belíssima ciranda.

Para Alisson Quirino, Secretário Municipal de Cultura, “os verdadeiros responsáveis pela Festa Folclórica 2019 são os servidores da Secretaria Municipal de Cultura. Gostaria de parabenizar a todos pelo belíssimo evento! Nada disso seria possível se não fosse pelo envolvimento de cada profissional que se doaram na construção do evento! Muito obrigado”!

Este momento é importantíssimo para a preservação das raízes culturais do nosso povo, disse uma professora da rede municipal de ensino.

A Gestão Municipal de Pedras de Fogo tem desenvolvido várias ações para fomentar a cultura na cidade, pois acredita que a arte é uma forma de transformação social, de fazer uma cidade cada vez melhor.