De Pedras de Fogo para a Paraíba – Natália Cândido é finalista de Festival estadual de Arte e Cultura

A aluna venceu a etapa regional e é uma das finalistas do Festival realizado pelo estado da Paraíba

Natália Cândido, aluna da Escola Cidadã Integral Técnica João Úrsulo, foi uma das finalistas do Festival de Arte e Cultura na Escola: Arte em Cena. O evento foi realizado pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado de Educação e da Ciência e Tecnologia (SE – ECT).

O Festival aconteceu no Espaço Cultural José Lins do Rego, no bairro de Tambauzinho, em João Pessoa, das 8h às 17h desse sábado (31) e contou com a participação de alunos das escolas do estado da Paraíba.

Natália, que é aluna da Escola de Artes do município – Casarão da Cultura, venceu a etapa regional do Festival, realizada aqui em Pedras de Fogo, e foi representar o município a nível estadual no evento. Natália estuda com o professor e artista plástico Paulo Xavier há um bom tempo e vem desenvolvendo suas habilidades criativas.

A modalidade que a estudante concorreu foi a de artes visuais. A aluna da ECIT João Úrsulo pintou a tela (óleo sobre tela) Jackson do Pandeiro, homenageado deste ano do Arte em Cena. As professoras Juliana e Jandira acompanharam a artista na final e a Escola João Úrsulo deu total apoio para que a discente pudesse participar da final.

OBJETIVO E GRANDIOSIDADE DO FESTIVAL

“O Festival tem o objetivo de promover o encontro do projeto pedagógico das escolas de ensino médio da Rede Estadual com experiências culturais, despertando o interesse e o protagonismo dos estudantes para valores artísticos.

Esta foi a terceira edição do festival criado em 2017, e que este ano faz alusão ao decreto que institui 2019 como o ‘Ano Cultural Jackson do Pandeiro, rei do ritmo e cidadão do mundo’.”

Caravanas de todo o estado estiveram no evento. Foram mais de 60 escolas estaduais representando as 14 Gerências Regionais de Educação – GRE. Mais de 300 alunos se apresentaram em cinco modalidades: teatro, dança, música, literatura e artes visuais, além dos professores que acompanharam as equipes e os estudantes que prestigiaram as apresentações.

FALA DO DIRETOR

“A aluna Natália Cândido tem nos orgulhado muito. Ela começou a estudar na ECIT João Úrsulo no ano de 2018 e sempre tem se mostrado extremamente talentosa, sempre um destaque na escola no que se refere a educação artística. Com o incentivo da professora Juliana e Paulo no Casarão da Cultura ela vem desenvolvendo cada vez mais suas habilidades artísticas e culturais”, disse o professor Maciel, gestor da ECIT João Úrsulo.

APOIO DA PREFEITURA

Na etapa regional do Festival de Arte e Cultura: Arte em Cena, realizada aqui em Pedras de Fogo (PB), a prefeitura deu total apoio ajudando na disponibilidade de som, jurados da Escola de Artes do Casarão da Cultura, dentre outras coisas.

Nesta etapa final a gestão disponibilizou transporte para levar e buscar a aluna Natália e as professoras que acompanharam a estudante.

A cidade inteira se orgulha de Natália Cândido por ela ter levado o nome do município até o âmbito estadual. Sua arte é talentosa e a levou até a final de um Festival de Arte e Cultura importante.

Obrigado, Natália