Combate ao suicídio é intensificado no Setembro Amarelo

Escolas, Postos de Saúde da Família e Casarão da Cultura foram algumas instituições que trabalharam a temática

O suicídio é um problema que assola a humanidade há séculos. A falta de sentido para viver vem levando muitas pessoas a tirarem as próprias vidas. Na sociedade contemporânea não é diferente, o vazio existencial invade muita gente e o trabalho do poder público vem sendo essencial para salvar pessoas da morte.

A Prefeitura de Pedras de Fogo abraçou a causa do combate ao suicídio realizando diversas ações para conscientizar os cidadãos neste mês de setembro, onde a campanha para impedir a autodestruição intensifica-se.

O Setembro Amarelo na cidade foi marcado por palestras em Unidades Básicas de Saúde da Família, nas Escolas Municipais e Estaduais, no CAPS, na rádio, nas mídias sociais, no Casarão da Cultura e nos ambientes públicos em geral.

Uma “caminhada pela vida” também fez parte do Setembro Amarelo no município. Alunos e professores do Colégio Waldecyr se juntaram aos profissionais de saúde, líderes religiosos e saíram pelas ruas da cidade chamando a atenção das pessoas para o problema.

A maior campanha de combate ao suicídio foi realizada neste ano de 2019 e alcançou milhares de pessoas. O tema foi abordado por profissionais da psicologia e por acadêmicos que trouxeram esclarecimentos sobre a problemática social.

As Secretarias de Saúde, Educação, Cultura e Desenvolvimento Social foram as pastas que mais participaram da campanha. A Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura também teve um papel fundamental no processo. Peças publicitárias foram criadas para conscientizar e previnir o suicídio.