Primeiro Festival de Robótica leva tecnologia às escolas do município

O evento aconteceu no dia 01 de outubro e contou com a participação de dezenas de alunos.

A Secretaria de Educação em parceria com a ECIT João Úrsulo e EEEFM Prof. Getúlio César Rodrigues Guedes promoveram o 1° festival de robótica das escolas municipais de Pedras de Fogo, realizado nesta terça-feira (01) para os alunos do Fundamental II – Anos Finais.

A robótica educacional não só facilita a compreensão de conteúdos curriculares, como desenvolve habilidades essenciais para o futuro dos alunos.

Além de aplicar, na prática, algumas disciplinas teóricas estudadas em sala de aula, a robótica educacional estimula o espírito investigativo do aluno, de forma que encontre desafios e as devidas soluções para os mesmos. Sem contar que enaltece o trabalho em equipe, o planejamento, a cooperação, o diálogo, a pesquisa e a tomada de decisões.

E o que torna a robótica ainda mais incrível, é o fato de representar um aprendizado multidisciplinar. É o que explica o conceito de STEAM – sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática – uma metodologia integrada e baseada em projetos, pautada em formar cidadãos com diversos conhecimentos.

É importante salientar também que a robótica é desenvolvida com base em assuntos da vida real e situações do cotidiano, estimulando ainda mais o uso da criatividade para resolver diferentes situações ao redor do planeta.