“Ilumina Mais”: programa tem transformado o município

Zona Urbana e Rural já foram alcançadas em diversos pontos

O Programa Municipal “Ilumina Mais” tem transformado a cara de Pedras de Fogo. Vários locais da zona urbana já forma impactados pela ação da Secretaria de Infraestrutura. Três comunidades rurais também foram alcançadas e a cidade começa a ganhar uma nova característica na área de iluminação pública.

“Assumi a Secretaria de Infraestrutura com a proposta de dinamizar as ações da pasta, de transformar a cara da cidade. Graças a Deus estamos conseguindo realizar transformações necessárias na cidade. Primeiro foi o “Pedras de Fogo Mais Limpa” e agora estamos com mais um programa que está mudando a iluminação pública para melhor: o “Ilumina Mais”, disse Lucas Romão, responsável pela pasta.

As ações do programa Ilumina Mais consistem em substituição de lâmpadas por outras mais potentes e a implantação de iluminação por LED nas praças de Pedras de Fogo. Com mais iluminação, a sensação de segurança é maior e os números de delitos e crimes caem consideravelmente.

No Parque Linear, principal área de lazer do bairro do Bessa, 30 lâmpadas de LED, distribuídas por 10 postes, mudaram a iluminação para melhor e trouxeram mais segurança para quem utiliza o espaço público. Outro equipamento do bairro que ganhou LED foi a Academia da Saúde, três postes que fazem a iluminação do equipamento também foram modificados.

Na entrada da cidade, do Pórtico até a Unidade Básica de Saúde da Família do bairro Santo Antônio, 22 postes ganharam lâmpadas de 400 W, as anteriores eram de 250 W. O Centro da cidade também teve sua iluminação otimizada. Do Centro Comunitário Santo Antônio até o Santuário Nossa Senhora da Conceição 18 postes também tiveram as mesmas alterações: troca de lâmpada de 250 W por 400 W. A Praça da Conceição foi outro local público que ganhou LED. A praça é a mais antiga de Pedras de Fogo.

Para José Alves “quanto mais iluminação, melhor para o cidadão, que terá mais segurança”. O prefeito Dedé Romão caracterizou a ação como fundamental para oferecer ao cidadão melhores condições de transitar e frequentar os locais impactados pelo Ilumina Mais.

Na zona rural não está sendo diferente. Três comunidades já tiveram seus sistemas de iluminação pública modificados. Una de São José, Nova Tatiane e Santa Terezinha tiveram 100% de seus postes modificados. Lâmpadas de 400 W ocupam o lugar das que eram de 250 W.

Tanto o Cidade Mais Limpa quanto o Ilumina Mais não fazem distinção entre o cidadão da área urbana e o das comunidades rurais. Ambas as áreas da cidade são impactadas pela gestão do município, que busca construir uma cidade cada vez melhor.