Secretaria de Saúde realiza dia “D” do Outubro Rosa

Ação conscientizou a população para o combate ao câncer de mama

A Secretaria de Saúde de Pedras de Fogo realizou o dia “D” de combate ao câncer de mama. A ação aconteceu nessa terça-feira (15), na Policlínica do município, e contou com diversas atividades para as pessoas que participam da mobilização.

Foram realizados no evento verificação de PA e glicemia, teste rápido de HIV, sífilis e hepatites, fator sanguíneo, exame citológico, avaliação de saúde bucal, ginástica laboral, auriculoterapia. A população também teve um momento de beleza, com esmaltação de unhas, design de sobrancelhas, maquiagem, oficina de artesanato e degustação de suco anticancerígeno.

Os alunos do curso de Percussão da Escola de Artes do município (Casarão da Cultura) fizeram uma apresentação para o público participante, abrilhantando ainda mais o evento que durou a manhã inteira.

O prefeito Dedé Romão; a Secretária de Saúde, Gerlane Marinho; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Ninho da Mangueira, juntamente com o vereador Fabiano Silva; e o Secretário de Gabinete, Lucas Romão, prestigiaram o dia “D”.

Todos os setores da Secretaria Municipal de Saúde participaram do momento: Atenção Básica com os PSFs, CEO, SAD, Hospital, CAPS, NASF, SAMU, Laboratório e Policlínica. A pasta inteira estava unida para combater o câncer de mama.

A Secretária de Saúde de Pedras de Fogo realçou a importância do evento para a conscientização da população, principalmente das mulheres, as mais afetadas pelo câncer de mama. A doença é a que mais atinge o público feminino dentro desta especialidade, a oncologia.

“Parabenizamos todos que fazem a Secretaria de Saúde de Pedras de Fogo pela ação importantíssima que estão realizando nesta manhã. Em mais um ano a saúde do município se preocupa com esta doença que aflige tantas pessoas e dilacera diversas famílias”, disse o prefeito Derivaldo Romão.

Para Joelma e “dona Finha”, mulheres de diferentes idades que estiveram presentes no evento, esse tipo de ação é muito importante para que o público, principalmente o feminino, conheça mais as formas de prevenir e detectar a doença.