Praça da Conceição: uma multidão comparece à entrega da reforma e revitalização deste lugar histórico

O poeta Castro Alves, um dos maiores escritores da História do Brasil, disse que “a praça é do povo como o céu é do condor”. Para ele, a comparação é latente porque a ave tem sua liberdade plena no céu e o povo na praça.

Por falar em praça, Pedras de Fogo possui várias. A mais Histórica e importante é a Praça João Úrsulo Ribeiro Coutinho, conhecida por todos como Praça da Conceição. Foi ela, a praça que fica aos pés da imagem da padroeira do município (Nossa Senhora da Conceição), que foi reformada, revitalizada e entregue ao povo na noite de ontem, 28-11.

História

A Praça da Conceição, como é popularmente conhecida, é um dos espaços públicos mais histórico do município de Pedras de Fogo.

Inaugurada em 1939 pelo então Prefeito de Cruz do Espírito Santo, Doutor Renato Ribeiro Coutinho, a Praça recebeu o nome do pai do gestor que a construiu: João Úrsulo Ribeiro Coutinho. À época, Pedras de Fogo fazia parte do município de Cruz do Espírito Santo.

Mesmo recebendo o nome oficial de João Úrsulo Ribeiro Coutinho, a Praça sempre foi chamada carinhosamente de Praça da Conceição.

Essa relação se dá porque o local fica aos pés de outro lugar muito significativo para os pedrafoguenses, o Santuário Nossa Senhora da Conceição. O templo fora erigido de 1860 a 1865 e dedicado à Virgem da Conceição, padroeira do município.

Ao longo das décadas, a praça passou por várias modificações. Reformas, revitalizações e mudanças perpassam a história do monumento. Esta é mais uma reforma e ampliação que deixa o local mais belo, funcional e preserva o que há de histórico nela: o coreto, permanecendo este da mesma forma que estava.

Aqui, nesta praça histórica, as crianças continuarão brincando, os idosos conversando, os jovens paquerando, os artistas se apresentando, o povo vivenciando o lugar

Atrações

O grupo de Flauta Doce do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, SCFV, da Secretaria de Desenvolvimento Social do município se apresentou sob a coordenação do Professor Carlos.

A Banda da policia militar da Paraíba também esteve presente no evento. Os músicos emocionaram o público com um repertório clássico. Roberto Carlos, homenagem à Santa que dá o nome ao local, várias músicas clássicas tocaram quem esteve presente.

A queima de fogos foi outro ponto que chamou muito a atenção do público. Explodindo por trás do santuário centenário, o efeito possibilitou uma paisagem belíssima para fotos e vislumbre da população.

Coreto mantido

Rumores, durante as obras na Praça da Conceição, tentaram confundir a população com a ideia de que a peça mais Histórica da Praça seria destruída.

O coreto não só permaneceu, mas foi revitalizado. As árvores que estavam danificando a estrutura dele (através das raízes) foram retiradas e nova pintura deixou este espaço mais belo.

Como ficou a praça

Oito postes com LED iluminam a praça de pronta a ponta. Refletores voltados para o Santuário garantem a iluminação do templo histórico. A Imagem de Nossa Senhora da Conceição, com quase quatro metros de altura, foi construída e inserida no início da praça. Dois refletores destacam a imagem da Mãe de Cristo. A obra de arte é uma réplica do ícone que existe há 154 dentro do Santuário Católico.

Bancos novos possibilitam à população momentos de lazer e sociabilidade. Quase 50 árvores de diversos tipos garantem ao local o verde, que também está no jardim.

O piso, antes danificado e reformado a cada ano, foi trocado por entretravados. Esse tipo de piso possibilita uma drenagem melhor da água da chuva, além de ser antiderrapante, evitando acidentes.

O formato antigo da praça atrapalhava as apresentações culturais que acontecem no lugar. Cultura nas Praças, Festa dos Motorista, da Padroeira, Exposições, entre outras coisas não recebiam o público confortavelmente, pois o lugar era totalmente obstruído.

Nesta nova formatação, a cidade ganhou um local para realizar eventos e comportar mais de 600 pessoas dentro da praça. É mais funcionalidade.

O que diz a população

“Eu gostei muito da praça. Ela ficou muito mais bonita, sem falar na imagem de Nossa Senhora da Conceição, um verdadeiro espetáculo”, relata José Alves, morador de Pedras de Fogo há décadas.

Nas redes sociais digitais o povo também se manifestou favoravelmente à reforma e revitalização. Instagram, Facebook, grupos de whatsapp são utilizados para expressar a satisfação e parabenizar a gestão municipal pela obra.

A gestão

Para Dedé Romão, prefeito do município, tudo que foi realizado pela gestão é para o povo, legítimo dono da praça. Segundo Dedé, a gestão que ele lidera está à serviço da população, trabalhando para melhorar a vida das pessoas.

“Estamos entregando este equipamento ao povo nesta noite com muito orgulho e satisfação, felizes. O povo merece esta reforma e revitalização, tudo foi feito para o cidadão e a cidadã pedrafoguenses. Nossa meta é cuidar das pessoas e construir uma cidade cada vez melhor”, disse o prefeito.

“Concluímos a obra em tempo Record. Parabenizo os trabalhadores que aqui suaram a camisa, doaram sem tempo e fizeram esta obra de arte. Estamos melhorando a cidade a cada dia e este cartão postal é uma prova do nosso compromisso em fazer uma Pedras de Fogo cada vez melhor”, declarou Lucas Romão, Secretário de Infraestrutura e responsável pela obra.

A noite encerrou em clima de alegria. Fotos registraram a História dessa noite que ficará marcada nas pessoas que lá estiveram.