Gestão de Pedras de Fogo está entre as 7 melhores da Paraíba

O município ganhou o prêmio nessa sexta, 29-11

Os municípios de João Pessoa, Sumé, Guarabira, Monteiro, Boa Vista, Cabedelo e Pedras de Fogo receberam a Premiação TOP 08 de Governança Municipal, baseada nos Índices de Governança Pública – IGM/CFA. A entrega dos troféus se deu em evento realizado sexta-feira (29), em parceria com a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup).

O TOP 08 é uma premiação meritocrática baseada nos Índices de Governança Pública – IGM, criados e monitorados pelo CFA, alimentados por dados oficiais, que faz cientificamente análise comparativa em indicadores de Finanças, Gestão e Desempenho (aplicação e efetividade de recursos na área de educação, segurança, saúde e infraestrutura), sendo estratificado em categorias por fator demográfico e PIB per capita do município.

O Coordenador da Câmara de Gestão Pública do CRA-PB, Adm. César Emanoel Barbosa de Lima, considerou a edição de 2019 um sucesso completo, que superou todas as expectativas, sobrepujando, inclusive, o êxito dos anos anteriores, em número de gestores municipais, estudantes e do público em geral: “Foi, para nós do CRA-PB, um sucesso completo. Estamos extremamente satisfeitos com o repercussão positiva Evento para os Profissionais Administradores e a Ciências da Administração, bem como o seu desdobramento/aprimoramento para a gestão municipal no Estado da Paraíba”, exultou.

Orçamento Público e aplicação

Indagado sobre que boas práticas de administração e gestão as sete cidades contempladas possuem em comum, ele respondeu: “Existem dois critérios que são medidos no IGM do CFA, Finança e Gestão: quanto a prefeitura tem disponível em termo de orçamento público, quanto aplica e qual a efetividade de resposta gerou para os munícipes. Qual o desempenho? Espera-se que, desse valor orçamentário, se trabalhe com Educação, Segurança, Saúde e Políticas Públicas de Estado. A partir desse desempenho, elaboramos um ranqueamento e premiamos os sete – dentre os 223 municípios paraibanos – que se destacaram e atenderam plenamente os parâmetros exigidos.

Já sobre a importância do profissional de administração nesse contexto, ele respondeu: “A ciência da administração é uma só, mas as pessoas, por vezes, diferenciam a administração pública da negocial, o FOGESP ratifica a gestão empreendedora em ambos os eixos da gestão. A gente percebe a diferença do profissional administrador na Gestão Municipal, por exemplo, no caso de Guarabira, onde o secretário de Administração do município é Administrador. Mas, contamos com os Senhores Prefeitos para colocarem os profissionais certos nos lugares certos de suas gestões”. Segundo ele, os estudantes dos Cursos de Administração, sejam Superior, Técnico e Tecnológico estão se envolvendo cada vez, e que o ano de 2020 será marcado pela parceria entre o CRA-PB, IES e a Gestão Pública do Estado da Paraíba.

Sobre o IGM-CFA

Lançado em novembro de 2016, pelo Conselho Federal de Administração, Índice CFA de Governança Municipal- IGM/CFA, teve auxílio técnico do Instituto Publix para o Desenvolvimento da Gestão Pública. Em 2017, os dados foram atualizados. Segundo o site do CFA, durante os anos de 2017 e 2018, foram feitas várias apresentações do IGM pelo País, em audiências públicas e eventos voltados para a gestão pública, além de apresentações para segmentos específicos organizados pelos Conselhos Regionais de Administração (CRA’s).

Texto de Cândido Nóbrega, publicado em seu site.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

*

code