Gestão municipal entrega uniforme aos catadores de materiais recicláveis de Pedras de Fogo

Na tarde dessa segunda, 9, o prefeito Dedé Romão e demais membros da gestão municipal entregou uniformes aos catadores de materiais recicláveis de Pedras de Fogo. A entrega aconteceu no Parque Ecológico Padre Sílvio Milanês e contou ainda com a oficialização do Estatuto que regerá a Associação.

Os novos uniformes dos trabalhadores e trabalhadoras que ajudam o meio ambiente através da coleta de resíduos que podem ser reciclados são compostos por uma camisa com proteção UV, uma calça e um boné árabe, que protege os catadores do sol, dando melhores condições de trabalho.

“A importância dessas ações por parte da gestão, através do prefeito Dedé Romão e demais funcionários, é que nós vamos viver melhor e trabalhar com mais dignidade. Agradeço, em nome de todos que fazem parte da associação, o que a gestão de Pedras de Fogo tem feito por nós”, declarou Severino, membro da Associação.

Em maio, a Prefeitura já tinha entregado kits aos associados e o diálogo, apoio, incentivo vem sendo desenvolvido por parte da gestão municipal. Carrinhos para facilitar a coleta também foram doados pelo município em 2019, além de formações e educação ambiental para conscientizar a população sobre a importância de separar bem os resíduos que todos nós geramos.

Para o prefeito, a educação ambiental é uma prioridade, pois envolve todos nós, viventes da casa comum que é a terra. Dedé mencionou que os catadores de materiais recicláveis são fundamentais para o processo de implantação da coleta seletiva, importante medida que vem sendo desenvolvida para sua efetivação no município.

“Essas melhorias nas condições dos catadores de materiais recicláveis é uma iniciativa do prefeito, que criou a Coordenadoria de Educação Ambiental, liderada pela professora Neide, órgão que vem contribuindo para o desenvolvimento da categoria. Nós, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, estamos mais próximos da Associação e ofertamos assessoria técnica à instituição. A parceria da Prefeitura com a Associação dos Catadores e Catadoras de resíduos reaproveitáveis está dando muito certo”, declarou André Paulo, Diretor de Agricultura e Meio Ambiente.

Estiveram presentes na oportunidade além do prefeito Dedé Romão, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente (vereador Jonas Campineiro), Helena Guedes, secretária executiva de gabinete, André Paulo, que é Diretor de Agricultura de Pedras de Fogo, Jorge Eduardo, Diretor de Urbanismo e a Coordenadora de Educação para o Meio Ambiente, professora Neide.

Daniel e Camila, alunos do curso Técnico de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFPB, Campus Pedras de Fogo – apresentaram o projeto “Seu Resíduo Me Alimenta”, criado pelo professor doutor Fred Campos, Diretor do Campus do IFPB no município. O referido projeto consiste em coletar os resíduos orgânicos da feira livre e transformar em adubo orgânico através da compostagem.

Também foram entregues bags, sacos grandes para coletar os materiais recicláveis. Os bags foram doados pela Usina Giasa, empresa parceira da Associação dos Catadores de Pedras de Fogo.