Secretaria de Esportes e Infraestrutura iniciam isolamento de via para práticas esportivas

As Secretarias de Esportes e Infraestrutura iniciaram o isolamento do trecho que vai da sede da Portuguesa até a Praça do Banco do Brasil neste domingo (9). Aos domingos, o trecho será exclusivo para a prática de esportes das 5h às 8h da manhã.

Os veículos serão impedidos de trafegar no trecho no horário mencionado e o Departamento Municipal de Trânsito – Demutran – está garantindo a segurança das pessoas que se deslocam até a principal Avenida de Pedras de Fogo para praticar atividades físicas.

Segundo Calebe, secretário de Esportes, a população, os próprios corredores, atletas procuraram a gestão para ver a possibilidade de interditar uma via que servisse de local para a prática esportiva.

“Nós já incentivamos de uma maneira direta na Corrida da Independência, mas a corrida é realizada anualmente. Então… começamos a pensar sobre a possibilidade de incentivar algo que seja semanal. Pensamos no domingo por ter um fluxo menor de veículos, e junto com o Demutran, Secretaria de Infraestrutura, Secretaria de Saúde iremos apoiar, incentivar cada vez mais a prática esportiva semanalmente. Isso é interessante porque que deixa um ritmo estabelecido. As pessoas já vão sabendo. vão cada vez mais aderindo e é um incentivo também a saúde”, declarou o secretário de Esportes.

A prática de esporte influencia diretamente na saúde. Neste primeiro evento, pessoas de várias idades, idoso, jovem, criança, praticaram atividades com patins, bicicleta, corrida, caminhada. Atletas de outras cidades como Juripiranga e Itabaiana também estiveram aqui incentivando a prática esportiva.

Para Tomás Barbosa, Estudante de Educação Física da UFPB, a Prefeitura de Pedras de Fogo está de parabéns pela iniciativa. “Essa é uma ideia muito legal porque é uma pequena parte da população que está habituada a fazer atividade física. A gente sabe que essa iniciativa vai estimular e o pessoal que não pratica vai passar a realizar atividades, um amigo vai chamando o outro. É uma questão de sociabilidade e saúde” mencionou o estudante.

De acordo com o empresário Iris Gomes, da GS 2 Academia, a iniciativa é de grande importância para a questão do incentivo a atividades físicas. Iris disse também que a Academia GS 2 apoiará todos no primeiro domingo de cada mês com água, frutas, apoio de base. Segundo o empresário, estava faltando um local necessário assim para o pessoal fazer a prática de esporte e hoje aqui a gente temos a Prefeitura que abraçou a causa e vamos todos apoiar.

“Estamos presentes aqui na inauguração do primeiro dia do isolamento da rua para a prática esportiva, junto com a Prefeitura. Trouxemos alguns atletas da nossa Academia para que estivessem presentes nesta estreia, incentivando. Isso aqui é muito importante para nossa cidade, pois a importância da atividade física para a saúde é muito grande, ela melhora a qualidade de vida da população”, disse Emanuel, empresário de outra Academia da cidade: a Arena Fitness.

A cada dia a população está aderindo a práticas esportivas e a gestão municipal tem percebido isso. A cidade dispõem para os cidadãos vários locais para atividades: o Complexo Esportivo Municipal, as quadras da Mangueira, as Academias da Saúde, Praças como a da Conceição, campos na zona rural, Parque Linear, Parque Ecológico, dentre outros.