Escola Dulcinete Medeiros realiza abertura do projeto pedagógico anual

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Dulcinete Nunes de Medeiros realizou o início das atividades relacionadas ao projeto pedagógico anual, que tem como tema em 2020 “Viajando no mundo da leitura: sendo protagonista da sua aprendizagem”.

O início das atividades na Unidade de Ensino aconteceu nessa segunda (9) e contou com atividades em dois turnos: manhã e tarde. Vários ambientes da Escola foram caracterizados com livros. Salas, corredores, cantinho da leitura são alguns dos exemplos de ambientes transformados para deixar alunos, pais e servidoras no clima do projeto.

Contação de histórias fizeram parte das atividades durante os dois turnos. As professoras Rubervânia Rocha e Arlene Belarmino, ambas docentes da instituição, foram contadoras de histórias paras os alunos, que acompanharam tudo no pátio. Pedro Luiz, ator, brincante e professor do Casarão da Cultura também participou e encantou os alunos com a sua contação.

Para a gestora da Escola, a professora Elisângela Pontes, trabalhar um tema muito relevante como é o “Viajando no mundo da leitura: sendo protagonista da sua aprendizagem” é muito significante. “Fizemos uma inter-relação do projeto educacional do município com a nossa realidade. Aí surgiu a importância da leitura como mecanismo de protagonismo da própria história dos estudantes”, disse Elisângela.

“Todos nós que fazemos a Escola resolvemos dar esse pontapé no começo do mês de março para que em dezembro a gente tenha bons resultados. Bons frutos desse projeto. A escola está aberta para os pais, para a comunidade conhecer o que estamos trabalhando cotidianamente. Foram vários livros que a Secretaria de Educação disponibilizou para que possamos trabalhar a questão da leitura e sua relação com o protagonismo do leitor. Aliás, o apoio tem chegado de diversas partes e isso nos incentiva a construir ações maravilhosas”, concluiu a gestora.

A Dulcinete Nunes de Medeiros possui dezoito turmas do Ensino Fundamental I, do 1º ao 5º ano. São 527 alunos distribuídos em dois turnos (manhã e tarde), além do atendimento especializado que é realizado na Sala de Recursos, possibilitando maior inclusão.

Segundo a coordenadora pedagógica Gal Hermínio, o objetivo maior do projeto é possibilitar que os alunos realmente sintam gosto pela leitura, estimular mais ainda essa prática no dia-a-dia deles, oportunizando que tenham aquela vontade de realmente ficar diante dos livros e viajar no mundo da leitura.

“Queremos sim que os nossos alunos sejam realmente capazes de construir as suas Histórias, que sejam protagonistas da aprendizagem durante todo o ano e que no final eles tenham êxito na criatividade, no vocabulário e na imaginação”, mencionou Gal.

A participação dos alunos nessa abertura de projeto foi efetiva. As turmas da manhã e as da tarde participaram atentamente dos momentos, inclusive com apresentações. Todos ficaram encantados e se envolveram com as atividades desenvolvidas ao longo do dia.

A Emily Vitória, aluna do quinto ano (10 anos), participou da abertura do projeto anual da escola e mencionou que gosta muito de ler porque é uma maneira de levá-la a lugares, a imaginar várias coisas.

“Eu leio muito. Recentemente até no meu quarto tem vários livros que eu posso ler, quando eu tenho tempo. Eu gostei muito dessa abertura de hoje porque estimula a gente a ler, a incentivar as outras crianças a ler e a melhorar a aprendizagem”, relatou Emyli. Ela foi uma das alunas que se apresentaram neste início de projeto.

O “Viajando no mundo da leitura: sendo protagonista da sua aprendizagem” será desenvolvido pela equipe pedagógica e impactará cada aluno, cada aluna da Escola Dulcinete, incentivando à prática da leitura e ao protagonismo através desta prática tão importante, essencial para a Educação.



0 Comentários

Deixe o seu comentário!

*

code