Praça da Conceição: após reforma, lugar tem recebido vários eventos artísticos, culturais, esportivos e religiosos

A Praça da Conceição, localizada no centro de Pedras de Fogo, é o espaço público mais tradicional do município. A Praça fica em frente ao imponente Santuário Nossa Senhora da Conceição, fora inaugurada em 1939 e já passou por várias reformas ao longo da sua História. Recentemente (final de 2019), o Local recebeu mais uma reforma e desta vez também foi ampliada.

Como ficou a Praça

Oito postes com LED iluminam a Praça de pronta a ponta. Refletores voltados para o Santuário garantem a iluminação do templo histórico. A Imagem de Nossa Senhora da Conceição, com quase quatro metros de altura, foi construída e inserida no início da Praça. Dois refletores destacam a imagem da Mãe de Cristo. A obra de arte é uma réplica do ícone que existe há 154 dentro do Santuário Católico.

Bancos novos possibilitam à população momentos de lazer e sociabilidade. Quase 50 árvores de diversos tipos garantem ao local o verde, que também está no jardim.

O piso, antes danificado e reformado a cada ano, foi trocado por entretravados. Esse tipo de piso possibilita uma drenagem melhor da água da chuva, além de ser antiderrapante, evitando acidentes.

Maior funcionalidade

O formato antigo da Praça atrapalhava as apresentações culturais que acontecem no lugar. Cultura nas Praças, Festa dos Motoristas, da Padroeira, Exposições, entre outras coisas não recebiam o público confortavelmente, pois o lugar era totalmente obstruído.

Nesta nova formatação, a cidade ganhou um local para realizar eventos e comportar mais de 600 pessoas dentro da praça. É mais funcionalidade. Desde a inauguração o espaço tem comportado eventos que antes aconteciam em outros lugares.

Os eventos na Praça

Em 8 de dezembro, dia da festa da padroeira de Pedras de Fogo, a Praça que leva o nome da Mãe de Cristo comportou o encerramento do novenário, o maior movimento religioso do município. Na mesma noite, a Filarmônica 5 de Maio realizou uma retreta, que voltaria a se repetir no Natal.

A Escola de Artes da cidade, o Casarão da Cultura, realizou duas culminâncias no local: a dos cursos de Cavala Marinho, Rabeca, Percussão e a de Flauta Doce, Violão, Práticas Circenses. Centenas de pessoas prestigiaram as apresentações confortavelmente.

A cada dia 8 de todos os meses deste ano, 2020, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição está realizando um terço em alusão ao oito de dezembro, festa da padroeira. Dezenas de fiéis católicos estão participando do movimento religioso que acontece na frente da imagem da padroeira, antes inexistente no local.

O Carnaval de Tradições foi outro grande evento que aconteceu na Praça da Conceição. Antes realizado no largo do antigo matadouro, a tradicional festa teve como local da sua edição de 2020 a Praça.

Ações como aulas de taekwondo, aulões coletivos de ritmos realizados por academias de danças, aulas de calistenia, para bombeiros civis dentre outras também acontecem no espaço. Atividades físicas como corrida e caminhadas fazem parte das atividades realizadas pela população na Praça da Conceição.

Além dessas ações mencionadas, para 2020 novos eventos pretendem ser levados para a Praça da Conceição. O Folclore e um momento da Feira Literária de Pedras de Fogo (Flifogo), ações da Secretaria Municipal de Cultura, devem acontecer no local.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

*

code