Coronavírus: SEM SUSPEITA de casos, Secretaria Municipal de Saúde estabelece fluxogramas de atendimento e conscientiza a população sobre a pandemia

Pedras de Fogo não tem nenhum caso de suspeita do coronavírus (Covid-19), pandemia que se alastrou pelo mundo e assola nações como a Itália. Se não há suspeita, muito menos casos de pessoas contaminadas com o vírus. A Secretaria Municipal de Saúde do município, no entanto, não baixou a guarda. Pelo contrário: diversas medidas estão sendo tomadas para evitar contaminação e manter o nível zero de casos suspeitos.

As ações de prevenção tomadas pela Secretaria de Saúde são:

• – Criação de uma comissão municipal de prevenção e enfrentamento do Covid-19;
  • – Orientação de prevenção e enfrentamento ao coronavírus nas unidades de todos os serviços de saúde no município;
  • – Desenvolvimento de ações com usuários e profissionais de saúde relacionadas aos cuidados e procedimentos de usos de Equipamentos de Proteção Individual;
  • – Elaboração de fluxograma de atendimento municipal no caso de suspeitos do novo Coronavírus;
  • – Orientação à população através de veículos de comunicação e redes sociais digitais;
  • – Disponibilização de linha telefônica para esclarecimentos a respeito do coronavírus.

Um panfleto está sendo confeccionado para alertar a população que frequenta as Unidades Básicas de Saúde da Família. Nele está contido o que é o coronavírus, como se prevenir, quais os sintomas, o que fazer ao sentir os sintomas, como a equipe das UBSF e do hospital devem proceder nos casos suspeitos.

Doutor Moisés, diretor clínico do hospital de Pedras de Fogo esteve na rádio RPFFM, no programa a Voz do Povo, detentor de grande audiência, e concedeu uma entrevista para esclarecer as questões em torno do coronavírus, qual a situação do município e como a população deve proceder.