logo logo

A Reconstrução de Pedras de Fogo está apenas começando, venha fazer parte dessa história!

Governo de Pedras de Fogo

A Reconstrução continua!

Estamos trabalhando para melhorar a vida de todos os pedrafoguenses!

Saiba mais

Paraíba, Brasil (BR)

140 Rua Manoel Alves, Centro, Pedras de Fogo - PB, 58328-000

Telefone: 81 3635-1081 (Recepção e Protocolo)

gabinete@pedrasdefogo.pb.gov.br

A dança do cavalo-marinho é uma denominação atribuída ao folguedo popular que se caracteriza como teatro, incluindo música, dança e poesia, representando por 73 personagens. Sua apresentação pode durar até 8 horas. Sendo executado por instrumentos como rabeca, pandeiro, reco-reco e ganzá.

A encenação é executada em uma roda, tradicionalmente composta por homens. Atualmente as mulheres também participam da brincadeira cavalo-marinho através da dança, de vestimentas coloridas, com gestos e cacoetes, sem a utilização de métodos convencionais da gramática.

Esse folguedo utiliza apenas do próprio trabalho corporal, emite mensagens que possibilitam interpretações diversas das representações do cotidiano dos integrantes do grupo. ... A dança do cavalo-marinho geralmente é passada de pai para filho e como se fosse uma herança de família. Onde os filhos aprendem com os pais observando como eles fazem, durante o cotidiano. E de fato que os brincantes do cavalo-marinho, desde de criança tem contado com a cultura da sua cidade ou bairro, como o coco-de-roda, maracatu, ciranda, desenvolvendo em si, o seu próprio estilo de dançar o folguedo. Em Pedras de Fogo, temos esta manifestação popular muito bem representada pelo grupo Cavalo Marinho Boi de Ouro, conduzida pelo Mestre Araújo.

... A rabeca é um instrumento de origem árabe tendo-se notícias de sua utilização desde a Idade Média. É um instrumento de arco, precursor do violino. No Brasil, encontramos a rabeca de norte a sul, confeccionada por artistas populares em comunidades rurais. Ela é tocada em manifestações populares e religiosas desde os remotos tempos da colonização brasileira. Sua construção, a afinação e a maneira de tocar mudam conforme a região de origem. Ultimamente a rabeca tem sido difundida por músicos populares que a trouxeram para os grandes centros urbanos. No Nordeste foi mestre Salustiano que difundiu e propagou a arte da rabeca em comunhão com as manifestações populares, como o cavalo marinho. Um grande incentivador da cultura popular em Pedras de Fogo-PB

A cultura popular é o que o povo faz, o que o povo cria, o que o povo inventa, o que o povo produz. É o que o povo cria para se divertir, para se alegrar, para se emocionar, para se comunicar, para se expressar, para se manifestar, para se identificar, para se reconhecer, para se afirmar, para se sentir pertencente a um grupo, a uma comunidade, a uma região, a uma nação.
. . .

Compartilhe