Prefeito Dedé inaugura Espaço Brincar na Escola Bezerra de Menezes

O Prefeito de Pedras de Fogo, Derivaldo Romão dos Santos, inaugurou na manhã de ontem (14/07), o Espaço Brincar na Escola Municipal José Antônio Bezerra de Menezes, juntamente com o Secretário de Educação Belarmino Carneiro Neto e sua equipe. Será promovido nesse ambiente o desenvolvimento de habilidades essenciais na Educação infantil, como brincar, explorar, criar. Sabemos o quanto a hora do parque é esperada pelas crianças. Toda a excitação e felicidade é simplesmente um reflexo de ser um tempo livre, um momento de liberdade.

O significado do brincar vai além do se divertir. Brincar capacita a criança a resolver problemas, tomar decisões, explorar, negociar e expressar-se em situações que são relevantes e significativas para elas. Ao brincar, as crianças não desenvolvem apenas as suas capacidades físicas, mas, principalmente, as suas competências emocionais e sociais.

É importante salientar que é durante esse tempo que os professores podem analisar e observar se as crianças sabem como interagir umas com as outras e ao avaliar suas atitudes e comportamentos identificar se elas estão enfrentando algum problema emocional ou dificuldade social. Esses fatos tornam a hora do parque um dos momentos mais importantes do dia escolar para crianças e professores. Os brinquedos deste espaço, são móveis, ou seja, podem ser transportados para outras áreas, feitos de um plástico bem resistente que não apresentam quinas e pontas, pois são arredondadas e tem a altura mais adequada para as crianças.

A Prefeitura de Pedras de Fogo está oferecendo no Espaço, um ambiente rico para as crianças, estimulando os sentidos que são essenciais no desenvolvimento do ser humano. Logo, um ambiente instigante para a criança é aquele em que ela se sente segura e ao mesmo tempo desafiada, sentindo o prazer de pertencer a aquele ambiente e se identifique com o mesmo e principalmente que ela possa estabelecer relações entre os pares.

Portanto, segundo o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (1998, vol 1, p. 21-22): “as crianças constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem com as outras pessoas e com o meio em que vivem. O conhecimento não se constitui em cópia da realidade, mas sim, fruto de um intenso trabalho de criação, significação e ressignificação”. Dessa forma, as interações que ocorrerão dentro do ambiente do Espaço Brincar, serão de grande influência no desenvolvimento e aprendizagem das crianças, principalmente nos campos cognitivo, social, emocional e motor.

É a Prefeitura de Pedras de Fogo, proporcionando uma educação cada vez melhor.