Educação, Cultura e Desportos

TRANSPORTE UNIVERSITÁRIO GRATUITO DÁ ACESSO AO ENSINO SUPERIOR A ESTUDANTES DE PEDRAS DE FOGO

02/04/2024 | 174

Uma importante conquista para a educação no município de Pedras de Fogo tem sido o transporte universitário gratuito oferecido aos estudantes que buscam acesso ao ensino superior. Esta iniciativa tem transformado a realidade de centenas de jovens, possibilitando que alcancem seus sonhos acadêmicos sem se preocupar com os custos de deslocamento.

Antes de 2021, o transporte para universidades era um desafio financeiro para muitos estudantes do município, o que limitava o acesso ao ensino superior. No entanto, desde então, a prefeitura de Pedras de Fogo implementou um programa de transporte gratuito, tornando possível que alunos como Matheus, doutorando em Ciências da Linguagem pela UFPB, e Wanderly, acadêmico de direito e recentemente aprovado em medicina na mesma universidade, pudessem estudar sem preocupações financeiras.

Matheus, que está realizando seu doutorado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), destacou a importância do transporte universitário gratuito: "Antes dessa iniciativa, o custo do transporte era uma grande preocupação para mim. Com o ônibus gratuito, oferecido pela prefeitura, posso me concentrar totalmente nos meus estudos, sem me preocupar com despesas extras."

Da mesma forma, Wanderly, que cursa direito e recentemente foi aprovado em medicina na UFPB, expressou sua gratidão pela oportunidade proporcionada pelo transporte universitário gratuito: "Para mim, o transporte gratuito foi fundamental. Sem ele, eu teria enfrentado dificuldades financeiras ainda maiores. Estou muito grato à prefeitura por tornar isso possível."

O programa de transporte universitário gratuito em Pedras de Fogo não apenas facilita o acesso ao ensino superior, mas também contribui para o desenvolvimento educacional e socioeconômico da região. Atualmente, são disponibilizados três ônibus diurnos para João Pessoa e seis ônibus noturnos, além de um ônibus noturno para a cidade de Goiana, totalizando 10 ônibus disponibilizados gratuitamente pelo poder público municipal. Ao todo, cerca de 650 alunos são beneficiados por esse serviço.

Para o Secretário de Educação de Pedras de Fogo, Professor Olimpíades Queiroz, investir no transporte universitário gratuito é investir no futuro da cidade: “A partir de 2021, o transporte universitário em Pedras de Fogo tornou-se gratuito, após oito anos em que os estudantes da região precisavam pagar para acessar a universidade. Essa mudança desempenha um papel fundamental na promoção da igualdade de oportunidades educacionais, ampliando o horizonte educacional dos jovens locais. Além disso, contribui para o desenvolvimento social e econômico do município. Essa iniciativa representa um marco importante para a inclusão e o progresso educacional em Pedras de Fogo”.

Com essa iniciativa, Pedras de Fogo reforça seu compromisso com a educação de qualidade e com a construção de um futuro promissor para seus jovens, garantindo que o acesso ao ensino superior seja uma realidade para todos, independentemente de sua situação financeira.