O Campus Avançado do IFPB em Pedras de Fogo passa a ser Campus. Com isso, o Instituto Federal da Paraíba terá o dobro de professores e técnicos administrativos no município, garantindo mais oportunidades de ensino qualificado à população da região.
Antes, com a tipologia de Campus Avançado a capacidade do IFPB era de 20 professores e 13 técnicos administrativos. Com a mudança de Campus Avançado para Campus, o Instituto terá capacidade de absorver até 40 professores e 26 servidores técnicos.
Atualmente, Pedras de Fogo conta com dois cursos Técnicos Subsequentes, um em Informática e outro em Modelagem do Vestuário, além de mais 2 cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio: 1 em Informática e 1 em Design de Moda.
Com a Portaria do Ministério da Educação, (nº 34) de 17 de janeiro de 2025, o Campus do IFPB se prepara para receber dois cursos superiores: um em Informática e outro em Pedagogia. O curso de Pedagogia é uma solicitação da Secretaria de Educação de Pedras de Fogo, tendo em vista a grande demanda existente no município.
“Essa conquista é uma vitória, fruto de um trabalho coletivo e de muita entrega de todos. Ficamos felizes porque essa mudança dobra a nossa carga de esperança em proporcionar Educação de qualidade para todos”, declarou Fred Campus, diretor geral do IFPB no município.
Atualmente, está em andamento a construção da nova sede do IFPB no município. O prédio fica situado às margens da Rodovia estadual PB 032, do lado direito de quem se dirige de João Pessoa para a cidade, com uma área total de 5 hectares. O espaço foi doado pela Prefeitura Municipal em 22 de novembro de 2021, pelo então prefeito Manoel Júnior (in memoriam) com o aval da Câmara de Vereadores.
“O Campus do IFPB é uma conquista de toda população. Quem ganha com isso são as pessoas daqui e também os moradores da região, que agora passam a ter mais chances de formação sem precisar se deslocar para João Pessoa ou Recife”, disse o prefeito Ba Barros.