Elevação à Vila
Desmembramento do município de Pilar
Pedras de Fogo é uma cidade que vale a pena conhecer, pois tem uma história rica e uma cultura vibrante. Conheça também a história de D. Vital Maria Gonçalves de Oliveira, bispo de Olinda e Recife, mártir da fé e defensor dos direitos da Igreja Católica.
Fundação do Engenho Novo de Goiana e início da colonização
Elevação à categoria de Vila
Incorporação ao Município de Cruz do Espírito Santo
Emancipação Política
Cidade em constante desenvolvimento
P edras de Fogo está localizada na Região Metropolitana de João Pessoa, capital da Paraíba. Com aproximadamente 30 mil habitantes (IBGE), a cidade faz divisa com Pernambuco e se destaca por sua economia diversificada.
Nossa história começa no século XVII, quando o capitão-geral André Vidal de Negreiros doou o Engenho Novo de Goiana à Nossa Senhora do Desterro de Itambé. Este engenho, administrado pela Santa Casa de Misericórdia de Lisboa, estendia suas terras pela Paraíba.
A capela dedicada à santa foi o primeiro marco da povoação de Desterro, predecessor de nossa cidade.
A lenda conta que as pedras da região soltavam faíscas quando batiam umas nas outras, dando origem ao nome Pedras de Fogo.
Desmembramento do município de Pilar
Conquista da autonomia municipal
Centro comercial e agrícola em constante desenvolvimento
A história de nossa cidade tem início no século XVII, quando o capitão-geral André Vidal de Negreiros fez a doação do Engenho Novo de Goiana à Nossa Senhora do Desterro de Itambé.
Nascido em 27 de novembro de 1844 no Engenho Aurora, Dom Vital tornou-se uma das figuras mais importantes da história religiosa brasileira.
Nascimento no Engenho Aurora
Nomeado Bispo de Olinda
Falecimento em Paris
Peçam-nos o sacrifício de nossos cômodos; peçam-nos o sacrifício de nossas faculdades, peçam-nos o sacrifício de nossa saúde; peçam-nos o sangue de nossas veias… Mas pelo santo amor de Deus não nos peçam o sacrifício de nossa consciência, porque nunca o faremos.
Fundação
Elevação à Vila
Emancipação