Mestre Araújo é um patrimônio vivo de Pedras de Fogo. Há mais de 87 anos ele brinca Cavalo Marinho e é referência na região. Rabequeiro nato, comanda sambadas do folguedo popular, sendo inspiração para as futuras gerações de brincantes.
O Mestre já foi premiado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), é considerado patrimônio vivo e cultural, ainda está em atividade e continua encantando a todos aos 103 anos. Nesta data especial de seu natalício, o governo de Pedras de Fogo deseja um feliz aniversário e vida longa a este gênio da Cultura. Parabéns!
João Cezário Venâncio nasceu em 1922 e começou a brincar Cavalo Marinho aos 16 anos, em 1938. Este artista popular comanda há décadas a mais tradicional expressão do folguedo em Pedras de Fogo. Como Mestre do Cavalo Marinho Boi de Ouro, João Araújo, como é conhecido, ainda se apresenta nas ruas, praças e avenidas do município.
A barreira do tempo parece não impedir o centenário artista de fazer a arte pulsar dentro de si, extrapolar seu ser e desembocar nas apresentações: que divertem, encantam e tocam os amantes da cultura popular. Araújo é resistência. Nem o tempo segura este Mestre. Muitos anos de vida, é o que deseja todos pedra-foguenses!
Este conteúdo foi útil?
0 de 0 pessoas acharam útilArtigos Relacionados
Núcleo Cultural comemora o Dia das Crianças com uma manhã ch...
Na manhã de hoje (09), o Núcleo Cultural de Pedras de Fogo foi tom...
VI Mostra de Dança Contemporânea encanta o público na Praça...
Na noite de ontem (08), a Praça da Conceição foi palco de u...
Curso “Conectando seu Artesanato” é iniciado em Pedras de Fo...
Na noite desta quinta-feira (09), o Governo de Pedras de Fogo deu início...
Compartilhar
Desenvolvimento Social
79Educação, Cultura e Desportos
76Cultura
75Saúde
67Infraestrutura
28Em Alta
Pedras de Fogo investe R$1,2 milhão em tecnologia...
Inscreva-se na nossa newsletter!