Nesta quinta, 13, a Praça do São Miguel foi palco da aula inaugural de Educação Física, iniciativa promovida pela equipe da UBS Mangueira. Na oportunidade, a equipe do e-Multi também esteve presente, oferecendo serviços como fisioterapia. A ação tem como objetivo incentivar a prática de atividades físicas, proporcionar um momento de bem-estar e interação para os participantes.
A coordenadora da Atenção Básica da Saúde em Pedras de Fogo, Tamara Melo, destacou a importância das ações de promoção da saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
“As práticas de atividades físicas estão inseridas no conjunto de ações e serviços oferecidos pelo SUS, garantindo condições de saúde e mais qualidade de vida para a população. Essa oferta pode ser realizada por diferentes estabelecimentos de saúde, incluindo as Unidades Básicas de Saúde (UBS)”, afirmou a enfermeira.
Em Pedras de Fogo, todas as UBSs ofertam o serviço ao público. Ao todo, o município conta com 5 Unidades de Saúde na cidade e mais 6 na zora rural. Cinco profissionais se dividem entre elas e ainda oferecem o serviço ao CIACD e ao CAPS. Desde crianças a idosos podem participar das aulas, que são seguras porque têm acompanhamento de profissionais qualificados.
O professor Pedro Martins também ressaltou os benefícios das atividades físicas para a saúde e o bem-estar. Para ele, a prática regular de exercícios físicos contribui para a prevenção de diversas doenças, melhora a disposição e fortalece o corpo e a mente. “Iniciativas como essas são essenciais para incentivar a comunidade a adotar um estilo de vida mais ativo e saudável”, comentou.
Os profissionais da Saúde, a exemplo da enfermeira da UBS Mangueira Francielle Ferreira, também destacam a importância da iniciativa para a promoção da saúde e da qualidade de vida na comunidade. Interessados em participar podem procurar a Unidade Básica de Saúde da qual fazem parte para obter informações.
Marlúcia Antônia, que estava presente na aula inaugural, relatou a melhora da qualidade de vida com a prática dos exercícios. “Eu participo destes exercícios, e tenho problemas de depressão. Depois que comecei a realizar as atividades físicas, eu melhorei bastante, parei de tomar as medicações com a evolução do tratamento e estou muito bem”, disse.